O que é?
A glicemia em jejum é um exame de sangue que tem como objetivo determinar a quantidade de açúcar (glicose) no sangue. É o primeiro passo para a investigação de diabetes, para avaliação do tratamento e rastreio do diabetes em grávidas. O exame é considerado normal quando apresenta resultado entre 70 e 99 mg/dl.
Como é feito o exame?
O exame da glicose é feito através da coleta de sangue e o paciente deve estar em jejum por no mínimo 8 horas.
Em quais situações o valor da glicemia de jejum pode estar aumentado?
O paciente pode apresentar valores aumentados de glicemia de jejum em casos de diabetes mellitus, síndrome de Cushing, estresse físico ou psicológico, pancreatite aguda, deficiência de tiamina, disfunção hepática crônica, hemocromatose (depósito de ferro nos órgãos do corpo), deficiência de potássio, feocromocitoma e devido uso de algumas drogas, como diuréticos, betabloqueadores e corticosteroides.
Em quais situações o valor da glicemia de jejum pode estar diminuído?
Os valores podem estar diminuídos por ação de medicamentos, como insulina e sulfoniluréias, ingestão de álcool, doenças graves, insulinoma, após cirurgia de redução de estômago, jejum muito prolongado e hipotireoidismo.
Como interpretar o exame?
Os resultados do exame só podem ser interpretados pelo médico que solicitou. Normalmente, valores entre 100 e 125mg/dl indicam intolerância a glicose, valores acima de 200mg/dl ou dois resultados acima de 126mg/dl indicam a presença de diabetes.